quarta-feira, 1 de maio de 2013

Viajar com as crianças exige planejamento, da escolha do roteiro à hospedagem. E a alimentação é um dos detalhes a ser levado em conta.

Uma das maiores preocupações para viajar com filho, e tenho certeza que não é só minha, é como cuidar da alimentação dele fora e longe de casa, principalmente, quando ele ainda é bebê ou muito pequeno ou ainda seletivo para comer.

Os bebês de até seis meses, que só mamam no peito, facilitam muito nessas horas porque praticamente não é preciso levar nada. Na nossa primeira escapada com a Aline, aos 3 meses, lembro que o leite materno foi suficiente.


No avião


Nas viagens de avião é aconselhado dar o peito ao bebê ou oferecer a mamadeira ou a chupeta na hora da decolagem e da aterrissagem, pois o movimento de sucção ajuda a aliviar a sensação de “ouvido entupido” ou mesmo dor de ouvido. Os pediatras também aconselham que essas viagens só sejam realizadas a partir do primeiro mês de vida porque, antes disso, as alterações de pressão da cabine podem causar problemas respiratórios.

Levar água pura nas viagens também é muito importante, principalmente se estiver calor. Mas fiquem atentos porque em voos internacionais há restrições sobre a quantidade de líquido que se pode levar para dentro do avião.


No carro


Já no carro é preciso resistir à tentação de dar de mamar com o veículo em movimento. Tirar a criança da cadeirinha de segurança, não precisa nem dizer, é perigoso! O ideal é fazer paradas em locais seguros para alimentar o bebê com tranquilidade. Se a viagem for muito longa, nunca tentei, mas uma ideia é levar leite materno ordenhado para dar na mamadeira sem ter de ficar parando muito.

Quando o bebê já toma o leite em pó leve mamadeiras, bem fechadas para não derramar, com a água já fervida e resfriada, e separe a dose do leite. Aquelas vasilhas, do tipo Tupperware, com divisórias, são muito boas porque em cada divisória você já pode colocar a quantidade do leite em pó para cada mamadeira. Se não tiver uma, outra opção prática é levar a água numa garrafa maior e colocar a dose de leite em pó dentro de cada mamadeira. Aí é só completar com a água e chacoalhar na hora de dar ao bebê. Já fizemos das duas formas e sempre foi tranquilo. Seja como for, o importante é preparar o leite na hora de dar à criança. Nunca leve a mamadeira pronta de casa, também já fizemos isso, e o leite estragou.


Além da mamadeira


Para as crianças que já comem alimentos mais sólidos as papinhas prontas de potinho e frutas são boas opções. Sempre é bom levar a mão uma colher e uma faquinha (a segunda não vale para as viagens de avião) caso a fruta precise ser descascada ou cortada na hora, assim não perde os nutrientes e nem fica com aquela aparência de passada. Lanchinhos, devidamente embalado para conservá-los melhor, também é uma boa pedida para as crianças com mais de 1 ano e pode substituir a papinha pronta, que nem sempre faz aquele sucesso. 

Sucos em caixinha é outra opção prática. No nosso caso, preferimos tirar o suco da caixinha e colocar num copinho com tampa. A dica vale para as viagens de carro. Primeiro, porque evita que a criança aperte a caixinha e se molhe. Também não confiamos na dupla canudinhos e carro em movimento. Muitos canudinhos são rígidos e em um dos lados pontiagudo. A criança pode se machucar numa freada ou mesmo brincando com ele, sem supervisão.

A quantidade e variedade de alimentos que devem ser levados vão depender do quão demorada for a viagem. Também consideramos na hora de escolher a praticidade aliada ao que a Aline está acostumada. E também nos preocupamos, para que dentro do possível, os alimentos sejam consumidos fresquinhos, por isso, as bolsas térmicas são indispensáveis.

Também evitamos (essa regra é do meu marido, principalmente nos passeios de carro rs) levar alimentos que possam fazer muita meleca, que derretam ou que se esfarele muito. Além da sujeira no transporte, seja ele qual for, a criança fica toda lambuzada. Enquanto ela está comendo e se divertindo, ok, mas depois que a fome e a brincadeira passam, vem o incomodo e a reclamação.

Mas se acontecer da criança se sujar muito e não der para parar e trocá-la a salvação pode estar nos lenços umedecidos. Mesmo para os passeios mais curtos, não saio de casa sem eles. São muito práticos e para “um banho de gato” são ótimos. Claro, é sempre bom ter também a fraldinha de pano e saquinhos plásticos para o descarte do lixo produzido.


Mantenha a rotina


Outra dica é manter a rotina da alimentação da criança durante a viagem, respeitando o horário das refeições. Os pediatras também aconselham evitar introduzir novos alimentos durante a viagem ou na estadia fora de casa. A criança já está passando por adaptações em sua rotina, como dormir em quarto ou berço diferente, se ausentar dos brinquedos, dos amiguinhos e parentes, ainda tentar que ele aceite um alimento novo é das opções a que faz menos sucesso! rs


Infraestrutura dos hotéis


Vale ainda lembrar que, caso a hospedagem seja em hotel, é bacana verificar antes se o local oferece cozinha para preparação de mamadeiras e comidinhas para os bebês. Já nos hospedamos em lugares que nos disponibilizaram até aparelho micro-ondas no quarto, evitando saídas fora de hora para o preparo da mamadeira. Outros disponibilizavam de copa totalmente equipada com o que criança precisa. Alguns exemplos estão nos nossos posts sobre o Hotel Pião Mineiro, Hotel Multiclube Solazer e Hotel Vale do Sol. 


Fontes: Baby Center e Guia do Bebê




Quem somos

Este blog foi inspirado em nossos passeios e viagens em família. “Pacotinho” é uma referência carinhosa aos pequenos companheiros de “bordo”, que assim como a nossa pequena Aline, deixam as viagens ainda mais divertidas!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.