domingo, 4 de agosto de 2013



Nessas férias fomos conhecer a cidade de Olímpia, interior de São Paulo, atraídos por um dos seus principais pontos turísticos: o Thermas dos Laranjais. Ouvia muitas pessoas comentarem do Thermas, que era um lugar ótimo para diversão das crianças e tal. Convidei uma amiga e os seus pacotinhos Melissa e Giovanni e lá fomos nós conhecer mais um lugar, que podemos dizer que é incrível!

O parque tem realmente muitas piscinas e muitas atrações desde as mais tranquilas às mais radicais, além contar com um paisagismo muito bonito, cheio de coqueiros. Foi impossível experimentar tudo o que oferecem de lazer. E tudo indica que o parque vem com mais novidades por aí. As obras estavam a todo o vapor. 


O que parece mais ter encantado as pequenas ( Aline com 3 anos e 7 e a Mel com 3 anos e 1) foram as piscinas de ondas artificiais. Encantou a nós também! Perfeita, com ondas
controladas, água cristalina, boias à disposição, “orla” com areia limpa, onde as crianças puderam brincar com seus baldinhos. Além de todas as comidinhas de beira de praia servidas em quiosques ou barracas.

As meninas também adoraram as piscinas de águas calmas e mornas. Neste caso a água morna foi sim um diferencial, apesar de estarmos num termas, pois o parque apresentou na semana em que estivemos lá problemas no sistema de aquecimento das piscinas e por isso a minoria estava com as suas águas quentinhas. 
Mas isso não foi problema, pois o tempo contribuiu muito nos presenteando com um dia ensolarado! Aproveitamos o que pudemos e só nos despedimos do parque (com protestos das meninas) quando as luzes começaram a se apagar. 


O que menos gostamos:

  • O parque estava bem aglomerado. E com isso a atenção com as crianças foi redobrada. Parecia que todo mundo havia tido mesma ideia de lazer! rs
  • Preço da comida relativamente alto e impossibilidade de pagar com dinheiro, sendo necessário adquirir créditos através de um cartão do parque ou usar o próprio cartão de crédito ou débito. 
  • Apesar de não se mais o nosso carro, notei que acessibilidade para quem está com carrinho de bebê e deficientes deixa a desejar. 
  • O tempo médio de espera para alguns brinquedos mais radicais, pasmem, chegava a 1 hora. 
  • Boias à disposição, mas sempre ocupadas. A sensação era a mesma de praça de alimentação de shopping lotada, que quando uma mesa esvazia várias pessoas correm ao seu encontro! rs. Mas, mesmo assim, tivemos sorte e conseguimos boias em alguns momentos. 
  • Lugar para deixar os pertences também é disputadíssimo em dias assim. Quando chegamos, por volta das 10h, cadeiras, espreguiçadeiras, mesas e afins já estavam demarcados com camisetas, saídas de banho e toalhas. Tivemos que arranjar cantinhos estratégicos para não molhar, não sujar ou não perder as nossas coisas. Apesar de ter o guarda-volumes, algumas coisas precisamos carregar quando estamos com crianças, principalmente. 
O que aconselhamos:

  • Chegue bem cedo se quiser conquistar seu lugar ao Sol! rs 
  • Leve somente o necessário. Tudo acaba ficando no guarda-volumes e os armários não ficam muito próximos às piscinas. 
  • Leve os produtos de higiene pessoal para uma chuveirada antes de ir embora. Eu me arrependi de não ter levado. Quando saímos das piscinas, tirei a roupa de banho da Aline e a troquei. Queria dar um banho mais tranquilo nela na pousada. Mas depois de um dia tão agitado as meninas caíram no sono ainda no carro a caminho da pousada. Resultado, um banho descente na Aline ficou para o dia seguinte. 
  • A mamãe da Mel foi bem mais prevenida. Já saiu do parque com a Mel prontinha! Vale à pena perder uns minutinhos do parque para isso. Chegando na pousada só foi jantar e continuar o soninho

Hospedagem


Ficamos hospedados na pousada Tropical Vereda, localizada a cerca de 10 minutos do parque aquático e ainda mais perto do centro de Olímpia. O lugar é excelente. Tanto que resolvemos passar um dia no Thermas e curtir os outros dois na pousada que mais parece um hotel fazenda com vários animais: porcos, vacas, patos, galos, cavalos, cabritinho e muita área verde. O local é bem arborizado, tem muitos coqueiros, o que embeleza ainda mais a pousada.



Além dos animais, que são uma atração à parte, podemos inclusive alimentá-los e andar de charrete, a pousada conta com piscina com cascata, lounge de jogos, campo de futebol, playground, pesqueiro, alimentação caseira e confortáveis acomodações. O atendimento também foi muito bom!

Durante o período de férias a pousada ainda disponibilizou paras as crianças uma cama elástica, que foi a sensação entre a meninada! Além de monitora, para que os pais pudessem jantar tranquilamente, enquanto as crianças continuavam brincando supervisionadas. A ideia de disponibilizar um monitor até que foi boa, mas na prática deixou muito a desejar.

Também tinha à disposição das crianças desenhos e lápis de cor. Um atividade simples, que caiu como uma luva, em momentos em que não era mais apropriado estar no parquinho. 

O playground teve uma função especial, além de reunir os pacotinhos também foi ponto de encontro de mamães e papais. Conhecemos outras famílias, pessoas muito bacanas, que deixaram o ambiente ainda mais familiar e descontraído.


Olímpia – Folclore e artesanato


Separamos uma tarde para conhecer o centro de Olímpia. Almoçamos num restaurante simples, de comida caseira e de hospitalidade ímpar e depois fomos a uma sorveteria (ambos baratérrimos), antes de começar a visitar aos pontos turísticos.


Conhecemos igrejas, as principais praças, visitamos o centro de atendimento ao turista, onde havia muitos artesanatos para suvenirs e toda a programação cultural da cidade, como o 49ª Festival do Folclore. Conhecemos também O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" que é considerado um dos mais completos do Brasil, além de um acervo rico em vestuário e peças diversas em madeira, barro, bambu e outros, o museu conta com a locomotiva “maria fumaça” que fazia a ligação entre Olímpia e muitos outros lugares do Brasil. Apesar de tanta riqueza cultural e histórica, o espaço merece olhares mais cuidados das autoridades locais, pois está corroído por cupins.

As crianças gostaram muito também desse passeio, principalmente da locomotiva. Do museu a Aline teve um pouco de medo, mas depois pode ver que eram bonecos, esculturas..Foi uma ótima oportunidade de aproximá-las de uma cultura tão típica do Brasil.

Foi muito bom estar em Olímpia e voltar com um pedacinho da cidade em fotos e na lembrança!

Quem somos

Este blog foi inspirado em nossos passeios e viagens em família. “Pacotinho” é uma referência carinhosa aos pequenos companheiros de “bordo”, que assim como a nossa pequena Aline, deixam as viagens ainda mais divertidas!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.