domingo, 14 de julho de 2013


Estamos preparando as malas para partirmos rumo à Olímpia, interior de São Paulo. A arrumação da bagagem da Aline é algo até que gosto de cuidar pessoalmente. Quando estamos com o nosso carro, não me preocupo muito com a quantidade de bagagem. Mas quando a viagem é no veículo de amigos ou parentes, como será nesta, é preciso cuidado com excessos.

A arrumação da mala de uma criança requer atenção especial, são muitos os detalhes. A cada fase da vida da criança as necessidades mudam, logo a bagagem também. Hoje com a nossa “pacotinha” com 3 anos e meio, mais independente, usando fraldas somente para dormir e mamadeira duas vezes ao dia, a bagagem reduziu um pouco. Além das fraldas e mamadeiras, as trocas de roupas também diminuíram. Também não precisamos mais de trocador, carrinho de bebê, bebê conforto, banheira e outras coisinhas. Mas mesmo nessa época, onde carregávamos quase a casa junto, viajar com a nossa filhota sempre foi muito prazeroso!

Nessa viagem à Olímpia eu e uma super amiga estaremos na companhia dos pacotinhos Aline, Mel e Gi (O Gi já virou um pacotão e nos ajuda muito com as meninas quando saímos todos juntos).

As meninas têm diferença de meses. E nessa idade tudo o que é do outro, aos olhos da criança, parece ser mais legal e divertido. Para evitar os atritos e termos dias realmente divertidos resolvemos levar os mesmos brinquedos para as duas. Esse foi o ponto de partida para arrumar a bagagem, desta vez. Levaremos para cada uma delas: 1 boneca, 1 ursinho, 2 livrinhos e baldinho para brincar na areia. E um jogo para que possam brincar ainda mais juntas. Também solicitamos dois berços no quarto do hotel. Além, claro, de muita conversa com elas ainda em casa, relembrando todas as boas maneiras, entre elas emprestar brinquedos aos amigos rs.

E foi arrumando a mala da Aline para essa viagem que achei que seria legal contar como costumo fazer. Não é que seja o certo, nem o que não se deve fazer. É somente o meu jeito de organizar e pode ser que uma dica ou outra sirva para outros pais.
Em primeiro lugar, não sou adepta de listas para nada, mas para arrumar a bagagem ajuda e funciona para mim. Não sento e penso em tudo o que devo levar e vou listando. Na verdade, dias antes da viagem as coisas que não posso esquecer costumam a pipocar na minha cabeça e nesse momento pego um papel e anoto. Na hora de fazer a mala leio e já separo todas as coisas anotadas para não esquecer meeesmo!

Além dessa lista, feita aos picados( rs), considero importante:

Brinquedo, porta-presilhas e afins, frascos para shampoo e condicionador
  • Levar 2 trocas de roupa, por dia, de acordo com a estação. E outras 2 ou 3 pensando na mudança do clima. Criança incomodada com frio ou calor, não dá!
  • As roupas são separadas por “conjuntinhos”. Sinceramente, achava essa separação uma certa frescura, mas fiz uma vez e vi que é mesmo muito prático. Na hora de vestir não é necessário ficar pensando no que dá certo com o que. Além de que, ao final da viagem, sempre sobravam as peças com combinações desencontradas.
  • As roupas vão dobradas e não em rolinhos. Ainda não me adaptei com eles. Acho que de toda forma amassa;
  • Dou prioridade para roupas que não amassam ou amassam pouco;
  • Duas fraldas por dia. Lembro que a minha pequena já está com 3 anos e usa fraldas somente para dormir. Quando menorzinha eram entre 6 e 8 fraldas por dia. Nunca gostamos de deixar a fralda chegar no limite;
  • Lacinhos, presilhas, anéis e afins são colocados num porta absorvente. É isso mesmo! rs Mas de tão delicado uso para as miudezas da Aline;
  • Shampoo e condicionar, não só os dela, são colocados num frasco de plástico de 100ml. Compro por R$ 2,00 na perfumaria do bairro. São bem menores do que os próprios potes e fáceis de acomodar na frasqueira;
  • Remédios são acondicionados numa bolsinha à parte. Carrego sempre antitérmico, termômetro, remédio para controlar náusea e vômito ou diarreia, soro fisiológico (também em frasco menor) e pomada para evitar assadura.
  • Um pacote de lencinhos umedecidos. Esses, aliás, são coringas. Úteis em muitos momentos e estão conosco em todos os lugares, não somente em viagens.
  • Um assento infantil para vaso sanitário, dos mais fininhos, num saco plástico. É mais pelo conforto do que pela higiene, neste caso. Os hotéis sempre são muito atenciosos com a limpeza, mas com o assento ela não precisa ficar se equilibrando...rs.
  • Sapatos, tênis e chinelo vão separados em saquinhos próprios para sapatos. Não tenho muitos, então se faltar para algum par coloco em saquinhos de plástico simples.
Tudo, depois de separado, vai para dentro da mala! Somente brinquedos e comidas são colocados em bolsas separadas.


Quem somos

Este blog foi inspirado em nossos passeios e viagens em família. “Pacotinho” é uma referência carinhosa aos pequenos companheiros de “bordo”, que assim como a nossa pequena Aline, deixam as viagens ainda mais divertidas!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.