terça-feira, 10 de junho de 2014





A Copa do Mundo está ai e muitas mamães e papais não vão querer ficar de fora dessa festa. Mas como curtir os jogos da seleção quando os filhos ainda são recém-nascidos ou bebês?

Posso dizer que, seguindo algumas regrinhas básicas para garantir o bem-estar dos torcedores pra lá de mirins, é absolutamente possível!

Essa é a minha segunda Copa do Mundo com bebê em casa. Na primeira, em 2010, minha filhota, hoje com quatro anos e meio, tinha apenas seis meses. Desta vez o nosso caçula terá apenas dois meses e meio. E para mim a principal dica para torcer ao lado dos pacotinhos, com tranquilidade, é: bom senso!

Neste período é comum nos reunirmos com amigos e familiares para assistir aos jogos da nossa seleção e a aglomeração de pessoas é um dos fatores que merece atenção especial dos papais e mamães. Sendo ou não na sua casa a confraternização, acho importante ter sempre a mão o álcool em gel para higienização das mãos dos torcedores que quiserem segurar o seu bebê. Pedir para as pessoas higienizarem as mãos é uma situação sempre um pouco delicada, mas adotei uma técnica que dá bastante certo. Procuro tirar o álcool da bolsa e começar a higienização por mim e depois aproveito para oferecê-lo para as outras pessoas. E muitas vezes nem é preciso oferecer, elas naturalmente solicitam o álcool para as suas mãos também e dá tudo certo. É aquela velha história: seja você primeiro a dar o exemplo. Mas caso contrário, o jeito é falar mesmo, mas sempre de forma muito educada.

Barbara Soares de Barros Gimenez, enfermeira do Pro Imune, na unidade de Santo André, também aconselha para a prevenção de doenças durante o evento e suas dicas servem para toda a família. “Devemos orientar as crianças, além de lavar sempre as mãos, a não compartilhar objetos como copos, talheres, apitos, cornetas e afins; a ter cuidados com a higiene e procedência de alimentos e água; a manter o ambiente arejado, com a circulação de ar e o ideal é que pessoas com gripe e tosse fizessem o uso de máscaras”, diz

A profissional também alerta para a atualização das vacinas. “E de extrema importância que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação em dia. Lembrando que nesta época do ano é fundamental que crianças a partir do sexto mês de vida estejam vacinadas contra a Influenza/gripe. Vale lembrar ainda que algumas doenças graves como Meningite Meningocócica, Pneumonia, Coqueluche, Tuberculose, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela já fazem parte do calendário de vacinação da criança, porém para todas as vacinas existem uma idade específica para imunização. O calendário pode ser encontrado no site
www.sbim.org.br”, conclui

Outra preocupação é com a poluição sonora. Se os nossos ouvidos, já calejados, algumas vezes se incomodam com o barulho dos fogos e cornetas, não é difícil imaginar como pode irritar e assustar os bebês, muito mais sensíveis. Como sou totalmente contra conter a alegria da torcida em benefício próprio, procurarei ficar com o bebê num lugar mais reservado, como fiz na Copa anterior, onde eu possa fechar as janelas e abafar o barulho em momentos de maior euforia. E já combine com o papai, antecipadamente, ou com outro cuidador, para vocês se revezarem com o bebê. Ai é só torcer por muitos gols, assim todo mundo vai poder comemorar como o coração pede.

A amamentação e o soninho do bebê também devem ser preservados. O ideal é aproveitar os intervalos para alimentá-lo e fazê-lo dormir, se necessário. Caso ele proteste durante o jogo, o jeito será voltar para o cantinho reservado. Na última Copa, nesses momentos, eu e a minha primogênita nos retirávamos para um quarto mais reservado da casa, mas equipado com televisão (com som moderado) e lanchinho e depois voltávamos para o abraço da torcida! rs

Os brinquedinhos para os bebês e crianças também considero uma boa pedida, distraem e divertem! E não deixe de eternizar com muitas fotos esse momento único ao lado do(s) seu(s) pacotinho(s) e depois se quiser envie para a gente!



0 comentários:


Quem somos

Este blog foi inspirado em nossos passeios e viagens em família. “Pacotinho” é uma referência carinhosa aos pequenos companheiros de “bordo”, que assim como a nossa pequena Aline, deixam as viagens ainda mais divertidas!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.