terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aline aos 2 anos - 22ª edição da Bienal do Livro


Pessoal, a Bienal do Livro está aí com uma programação completa que agrada de adultos a crianças. O primeiro dia parece ter sido tranquilo em relação às filas. Já no sábado foi bem diferente. Pelo que pude ouvir de algumas mamães e amigas, neste último sábado, dia 23, a feira estava lotada com direito a filas imensas e demoradas nos estandes e ruas quase impossíveis de andar.

Unir na programação com as crianças lazer e cultura é tudo de bom, mas se tem duas coisas que não combinam com os pequenos sem dúvida são: fila e tumulto. Nessas condições o passeio perfeito pode virar pesadelo para toda a família.

No entanto, acho que vale muito a pena levar as crianças a tradicional e sempre esperada feira do livro. O desafio é, somente, acertar o melhor dia e horário.

A primeira vez que levamos a Aline para a Bienal ela tinha apenas 8 meses de vida. Apesar da pouca idade ela se divertiu muito nos estandes destinados ao público infantil. Aos dois anos retornamos à feira, além de já se identificar com alguns livrinhos, nesta idade ela interagiu ainda mais com os personagens, com atividades disponíveis nos estandes e com as exposições da feira. Foi muito bacana!

Desde muito bebezinha fizemos com que ela tivesse acesso aos livros. Os primeiros foram bem ilustrativos e coloridos, em materiais não tóxico e que não rasgavam, assim ela podia leva-los para brincar na banheira, manusear e levar à boca, se quisesse. Depois vieram os de pelúcia e os sonoros e um pouco mais adiante os livros pop up - que encantam até a adultos - e os livros tradicionais.

Os livros sempre fizeram parte do seu dia-a-dia. É um prazer para ela que contemos histórias em qualquer momento do dia, mas principalmente antes de dormir. E para nós o prazer é vê-la interagindo, compreendendo, questionando, interpretando... depois de familiarizada com as historinhas, ela mesmo, somente de olhar as ilustrações dos livrinhos, conta à sua maneira aquela história. Coisa linda de se ver!

Ainda não fomos visitar a edição da Bienal deste ano, mas estamos planejando para ainda esta semana. E como das outras vezes, pretendemos ir num dia durante a semana e à noite. Mesmo que percamos algumas das atrações, principalmente aquelas que acontecem no anfiteatro, prefiro tentar garantir a tranquilidade, ainda mais que este ano, além da Aline, fã de carteirinha do evento, levaremos também o nosso pequeno Pedro, que está com apenas 5 meses, pois acreditamos que nunca é cedo demais para começar a interagir com a leitura.

A 23ª edição da Bienal Internacional do Livro vai até o dia 31. Para quem puder conferir com os pacotinhos, é um prato cheio!

Depois voltarei aqui para contar como foi a aventura na Bienal com os meus dois pequenos. Mas estou confiante que, assim como nas edições anteriores, sairemos de lá cansados, mas satisfeitos, mais sabidinhos e com muitos livrinhos e livrões!rs

Boa programação para vocês também!







0 comentários:


Quem somos

Este blog foi inspirado em nossos passeios e viagens em família. “Pacotinho” é uma referência carinhosa aos pequenos companheiros de “bordo”, que assim como a nossa pequena Aline, deixam as viagens ainda mais divertidas!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.